Usar ou não usar hashtags? E o que é shadowban? Essas e outras perguntas sobre hashtags no Instagram serão respondidas aqui.
Vamos do começo. Você sabe o que são hashtags e pra quê elas servem? Hashtags são aquelas palavrinhas com o "#" na frente que com certeza você já deve ter visto, e talvez até usado. Elas servem para agrupar todos os conteúdos referentes a um mesmo assunto em um só lugar.
Mas existe um mito que fala que hashtags não funcionam, ou que são perda de tempo. É aí que muita gente que acredita nesse mito se engana. As hashtags no Instagram funcionam SIM, basta você saber como deve usá-las.
Algumas regras práticas pra você aplicar:
- Crie uma hashtag com o nome do seu negócio e use em todos os seus posts.
- Use de 5 a 10 hashtags no máximo. Muitas hashtags podem resultar em shadowban (vamos explicar o que é isso jajá) e dificultam sua análise depois.
- Só use hashtags que tenham a ver com o seu negócio e a sua foto. Não é porque está todo mundo usando determinada hashtag que você deve usar também. Seja verdadeira, isso traz credibilidade pro seu negócio, além de evitar que você seja suspensa do instagram, já que é possível denunciar a foto que está usando uma hashtag que não tem a ver com o tema proposto.
- Seja prática, faça um grupo de hashtags no bloco de notas do seu celular e apenas copie e cole na sua publicação.
- Use as hashtags no primeiro comentário da sua publicação. Se você colocar na descrição do post corre o risco do seu texto ficar grande demais e o Instagram mostrar apenas a primeira frase, sendo necessário a pessoa clicar para ler o resto (e aprenda uma coisa: a maioria das pessoas tem PREGUIÇA só de ler a legenda, imagina se precisar clicar para ler uma legenda grande).
- Varie entre hashtags com muitas fotos postadas e com poucas fotos postadas, mas prefira as com poucas. As com mais foto são mais difíceis do seu post se destacar, mas se você conseguir se destacar isso pode te trazer mais engajamento. Hashtags com menos fotos dão maior possibilidade do seu post se destacar e você ficar conhecida naquele tema específico.
- Acredite no poder das hashtags, elas têm a capacidade de trazer novos seguidores pro seu perfil, e consequentemente mais vendas e engajamento. Dá só uma olhada nesse exemplo, em que usei hashtags no perfil da Kopiei (minha loja virtual):
E o Shadowban?
Tudo anotado e pronto para ser colocado em prática?
Então agora vamos entender o que é shadowban e o que fazer pra você não cair nele.
O shadowban é o ato de bloquear uma publicação de aparecer nos resultados das hashtags sem você saber que ela foi bloqueada. Você pode até usar as hashtags normalmente, mas seu post não aparecerá no feed da hashtag para novos usuários, nem no feed de qualquer outra hashtag, acabando com as chances de aumentar seu alcance, seguidores e engajamento.
Como saber se você caiu no shadownban?
- Veja se o seu alcance caiu drasticamente (para isso, acesse as informações do seu post)
- Analise se suas curtidas e comentários continuam com a mesma média
- Veja se sua publicação está aparecendo na hashtag (esse é um dos motivos para usar sua própria hashtag, é muito mais fácil de achar sua publicação nela pra fazer esse teste)
- Peça para que alguns perfis que ainda não te seguem, pesquisem pela hashtag que você usou e veja se sua publicação aparece no feed de hashtags
Como evitar o shadowban?
- Para evitar o shadownban, não use hashtags denunciadas (para saber, é só ir na busca da hashtag e ver se tem fotos. O próprio Instagram mostra se a hashtag está inválida) - Evite também usar sempre as mesmas hashtags. Semanalmente mude seu conjunto de hashtags.
Caí no shadowban, como sair?
- Se você caiu no shadownban, a primeira coisa que você precisa fazer é apagar as hashtags das últimas postagens que você fez.
- Fique de 24 a 48 horas deslogada do seu instagram e sem fazer qualquer interação com ele (entrar, postar, curtir, comentar)
- Mude de perfil comercial para perfil pessoal por um mês. Assim você garante que saia do radar do instagram, já que ele fica de olho mais na contas comerciais.
Para concluir: use sim hashtags, elas têm o poder de levar seu post para quem ainda não segue você, possibilitando novos seguidores e consequentemente novas vendas. Use, mas use com moderação! ;)
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Bjbjbj,
Lua.
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